Praias de Garopaba – SC – Brasil

Garopaba possui 9 praias, Gamboa, Siriú, Garopaba, Vigia, Silveira, Ferrugem, Barra, Ouvidor e Vermelha.Cercadas pela Mata Atlântica,
onde pode-se observar as baleias francas, e possui também o maior sambaqui do mundo.
As praias são ótimas para a prática do surf, trazendo surfistas do Brasil inteiro para desfrutarem de suas ondas. Garopaba foi denominada município somente em 19 de dezembro de 1961, quando deixou de ser Distrito de Palhoça. Origem do nome: este nome vem grafado ‘garopaba’ na carta Turin, em 1523, ou assim: ygá, upaba, guarupeba. Significa enseada de barcos, do descanso ou ainda o lugar abençoado.

A Baleia Franca

A temporada reprodutiva das baleias francas no Brasil é de julho a novembro, mas o melhor período para observação na principal área de concentração, a APA da Baleia Franca, é entre a segunda quinzena de agosto e primeira quinzena de outubro,quando um maior número de baleias francas costuma estar na região, permanecendo por vários dias nas enseadas.

Em Santa Catarina, Brasil, o Projeto Baleia Franca logrou em 1995 que o Governo do Estado declarasse a espécie como Monumento Natural Estadual.
O Projeto também propôs e lutou para ver aprovada a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, criada pelo governo federal em setembro de 2000 e que protege a mais importante área de concentração reprodutiva da espécie no Brasil, cerca de 130 km ao longo da costa entre Florianópolis e o cabo de Santa Marta,no município de Laguna.

A natureza presenteou Garopaba com as mais belas praias do litoral catarinense. Descoberta pelos surfistas na década de 70, suas ondas espetaculares atraem turistas de todas as partes do país que lotam suas charmosas pousadas e bons hotéis. Emoldurando o cenário, lagoas, montanhas, rios e costões emergem por todos os lados. Também não faltam matas, trilhas ecológicas, cachoeiras e diversas alternativas de praticar o ecoturismo.
principais distancias:

Florianópolis, SC 71.8 km
Porto Alegre, RS 406 km
Curitiba, PR 357 km
São Paulo, SP 750 km
Brasília, DF 1721 km

 

Pousada Cabana Estrada Geral da Ferrugem, s/n – Garopaba, Santa Catarina, Brasil / e-mail: cabanapousada@hotmail.com / telefone: 55 48 3254-4624

Visit Us On FacebookVisit Us On Google Plus